Acompanhando as mudanças do mundo

EMPRESA

WISER

POSIÇÃO

PRODUCT DESIGNER

ANO

2021

Sobre

O Power House é uma conferência anual que reúne empreendedores de todo o país, com foco em aprendizado e geração de insights. O evento ocorre presencialmente e conta com uma plataforma para revisão e disponibilização de materiais.

DESAFIO

Devido à pandemia de 2020, o Power House não pôde ocorrer de forma presencial, e a alternativa para evitar o cancelamento do evento foi transformá-lo em um evento online na plataforma já existente.

No entanto, como a antiga plataforma tinha como objetivo principal apenas catalogar as gravações, a experiência dentro dela era limitada por diversos fatores.

APROFUNDANDO

Para compreender como e o que poderíamos aprimorar, iniciamos com uma análise do NSS para identificar os tópicos mais mencionados. Realizamos também rodadas de conversas com os usuários e concluímos com a análise dos dados de uso da plataforma.

Para analisar o uso da plataforma, observamos o mapa de calor e os fluxos dos usuários. No exemplo abaixo temos uma constatação por meio de dados do NSS e conversas, que a usabilidade não era intuitiva.


O fluxo adequado seria:


  1. O usuário escolhe a edição nos banners correspondentes aos anos

  2. Clica em "Começar" no botão acima.

Na prática, as pessoas ficavam presas no botão "Começar", sem saber como selecionar outras edições, devido à semelhança dos botões abaixo com banners ilustrativos.

Continuamos com o mapeamento da jornada atual, identificando pontos de atrito e possíveis áreas de aprimoramento.

Após essa imersão, chegamos à conclusão de que há várias áreas a serem trabalhadas, sendo as principais:


  1. Usabilidade pouco intuitiva

  2. A estrutura da plataforma era limitada, não havia sido projetada para lidar com um grande volume de material.

  3. Interação do usuário inexistente. A plataforma não proporcionava a atmosfera desejada de troca entre os participantes, um dos principais elementos do PWH.

CONSTRUINDO A SOLUÇÃO

Compreendida a necessidade de revisar a usabilidade da plataforma e entender as jornadas dentro do nosso produto, iniciamos uma análise de mercado. Essa etapa serviu como guia para determinar a direção que poderíamos seguir.

Em seguida, listamos nossas certezas, dúvidas e suposições, uma etapa simples, porém valiosa. Foi aqui que expressamos nossos pensamentos sobre o projeto, começando a perceber todo o potencial da plataforma.

Antes de iniciar o design de uma nova jornada, realizamos uma análise dos objetivos da marca, valores e dados da plataforma. Nessa fase, alinhamos para qual tipo de usuário estávamos projetando e quais valores precisávamos incorporar na nova interface.

*Imagem desfocada por conter dados sensíveis.

Finalmente, avançamos para a construção da nova jornada, wireframes e layouts:

Solução

Chegamos a uma solução com usabilidade mais intuitiva, projetada para receber todos os materiais necessários, permitindo interação do usuário e adaptada para diversos dispositivos, como, por exemplo, smart TVs.

Bem-vindo

ao novo normal

Menu mais intuitivo e comum.

Novo card de vídeo

Diferentes atalhos e trilhas

Cards de materiais complementares

Tudo isso e muito mais.

Um redesign pensado

nos mínimos detalhes
....

Para ser usado onde
e como quiser

Resultados esperados

A entrega do projeto ocorreu nos meus últimos dias na empresa. Infelizmente, não pude acompanhar seu desempenho, mas deixamos alinhadas as expectativas de melhoria para as seguintes métricas:

1. Melhoria de NSS e percepção do produto

2. Aumento da recorrência do usuários

3. Diminuição da taxa de cancelamento

aprendizados

Neste projeto, enfrentei o desafio de adaptar a plataforma para vários dispositivos, incluindo a smart TV. Compreender as limitações e padrões específicos desse dispositivo foi enriquecedor.

Nesse projeto contei com a colaboração do Adriel Bastos, um product designer que dividiu esse o projeto comigo e fez com que todo esse processo fosse leve, descontraído e cheio de ideias e aprendizados.

Tem um projeto?

Vamos conversar.

Ítalo Vinícus © 2023